O último membro do Anexo Secreto, Albert Dussel

     Dussel foi um dentista alemão, que nasceu em 30 de abril de 1889, e faleceu em 20 de dezembro de 1944. Ele foi um dos oito judeus refugiados no Anexo Secreto, dividindo um quarto pequeno com Anne Frank. Na verdade, seu verdadeiro nome é Fritz Pfeffer, mas por certos motivos, ele é chamado por Anne, pelo seu pseudônimo, Albert Dussel. No Diário de Anne Frank, ele e o grupo de pessoas, foram traídos misteriosamente e capturados pela Schutzstaffel, morrendo no campo de concentração de Neuengamme, vítima de enterocolite, em 1944. 



Chegada ao anexo 
     Dussel chegou ao anexo no dia 16 de novembro de 1942, mas só foi comentado no diário, dia 17. De acordo os relatos de Anne, Dussel ficou sem reações ao perceber como o anexo era feito, e o quanto os Franks tinham sido espertos ao espalhar o boato de que eles tinham fugido com um militar para Bélgica. Logo após isso, ele decide explorar o anexo, arrumar seus poucos pertences e dormir enquanto todos almoçavam. 
     O motivo pelo qual ele dividiu o quarto com Anne, foi que os Franks não queriam que ele ficasse com Margot no mesmo quarto, pois ele poderia “despertar seus instintos carnais” pela mesma. 
     A princípio, todos o acharam gentil e uma boa pessoa, assim como demonstra esse trecho escrito por Anne: 

     “Como havíamos pensado, o Sr. Dussel é um homem muito gentil. Claro que ele não se incomodou em dividir o quarto comigo; para ser honesta, não estou exatamente maravilhada por um estranho usar minhas coisas, mas precisamos fazer sacrifícios por uma boa causa, e estou feliz por poder fazer este pequeno.”’ 
Mas ao longo do tempo Anne vai se estressando com ele, como esse trecho comenta: 
“Como se já não ouvisse bastante ‘psius’ durante o dia, porque estou fazendo barulho demais, meu caro companheiro de quarto teve a idéia de ficar fazendo ‘psius’ também à noite. De acordo com ele, eu não deveria nem me mexer. Eu me recuso a dar trela, e da próxima vez em que ele pedir silêncio vou devolver-lhe o ‘psiu’.” 
Mas o que me deixa mais impressionado é o tempo que passou para ela mudar de opinião sobre Dussel, no total foram três dias para isso ocorrer. Uma coisa interessante sobre a irritação de Anne sobre ele é que nós o conhecemos por Dussel, pois era assim que ela o chamava, para se entender melhor vamos ver primeiro o que significa Dussel em alemão. Dussel significa “idiota” ou “tonto”, com isso fica mais fácil de perceber o quanto Anne não o suportava. Não consigo dizer o que ele pensa sobre ela em relação a isso, pois não tenho informações a respeito”.



Observação: essa postagem foi retirada do blog: http://blogdoshuel.blogspot.com.br/, e editada em algumas partes, por mim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O primeiro beijo de Anne Frank, com Peter van Daan

Amigos de Anne Frank - Jacqueline van Maarsen