Livros sobre a Segunda Guerra Mundial

Hoje, vim recomendar alguns livros que se referem a Segunda Guerra Mundial, espero que gostem!


O autor de Maus é um judeu polonês, que relatou o Holocausto por meio de uma história em quadrinhos. Quem leu, conta que ele usou uma metáfora super legal e de uma forma bem diferente das outras: as vítimas no nazismo eram representados por ratos, o os soldados por gatos. Recomendo que leiam, todos que gostem desse gênero de livros, já que a obra é super bem feita e com desenhos de traços leves.

Maus
Art Spiegelman


Os bebês de Aushwitz é um livro extremamente tocante, que conta a histórias de três mulheres grávidas que foram pra Aushwitz, e tiveram que fazer coisas inimagináveis e completamente complexas, para tentar sobreviver, ou pelo menos, salvar os filhos delas.

Os bebês de Aushwwit
Wendy Holden


Eu sobrevivi ao Holocausto foi escrito pela Nanette Blitz Koning, uma sobrevivente ao Holocausto que foi amiga de Anne Frank (inclusive, já falei sobre elas aqui no blog), que relata de forma super real, a crueldade de como os judeus eram tratados; as mortes que ela presenciou e como foi sofrido ela se manter viva.


Eu sobrevivi ao Holocausto
Nanette Konig


A Lista de Schindler conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto, ao empregá-los em sua fábrica. Foi este livro que deu origem ao filme de mesmo nome, digno de muitos prêmios, dentre eles, 7 Oscars e 3 Globos de Ouro – É considerado pela crítica especializada, como um dos melhores filmes já feitos.


A  Lista de Schindler
Thomas Heneally

O menino do pijama listrado foi escrito em 2006, e narra a história de Bruno, que tem 9 anos, é filho de um militar alemão e não sabe nada sobre o Holocausto. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim, e a mudar-se para uma região isolada, onde ele não tem nada pra se distrair. Da janela do quarto, ele pode ver uma cerca, e além dela, centenas de pessoas de pijama (judeus com os “uniformes” que eram obrigados a usar). Em um de seus passeios, Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca, que tem a mesma idade que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno fica intrigado e, vai aos poucos tentando entender o mistério das atividades de seu pai. Ele e seu amigo Shmuel, vivem diversas aventuras juntos, com um final que surpreende até para os mais preparados.
Há também um filme de mesmo nome, que já emocionou milhares de pessoas, inclusive, até eu mesma! Recomendo que assistam e leiam essas obras incríveis!

O menino do pijama listrado
Jonh Boyne


Fontes: 
https://youtu.be/STMWeuW7kdU
https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Boy_in_the_Striped_Pyjamas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O primeiro beijo de Anne Frank, com Peter van Daan

Amigos de Anne Frank - Jacqueline van Maarsen

O último membro do Anexo Secreto, Albert Dussel